Todas a notícias TODAS AS NOTÍCIAS

Indicadores Macroeconómicos - atualização das séries

Foram atualizadas as séries de Indicadores Macroeconómicos dos Países de Língua Portuguesa, com a introdução dos valores de 2019 e a alteração de anteriores de acordo com valores entretanto revistos.

Nesta atualização, os indicadores relativos a Timor-Leste sofreram alterações mais significativas:

  • Na sequência de alterações metodológicas introduzidas pela Direção-Geral de Estatística de Timor-Leste na compilação do Produto Interno Bruto, a série atual do PIB deixou de incluir a atividade de exploração de recursos energéticos, efetuada numa zona de produção marítima administrada conjuntamente por Timor-Leste e pela Austrália. 

  • Adicionalmente, incluem-se novas séries: (i) do rendimento nacional bruto que corresponde ao valor do PIB mais os rendimentos líquidos do exterior, os quais são constituídos maioritariamente pelas receitas fiscais resultantes da exploração petrolífera e (ii) da dívida externa, que vem ganhando algum significado.

  • Foram eliminadas as séries cambiais relativas ao dólar australiano, cuja importância para o comportamento da economia de Timor-Leste perdeu relevância.